Chamada de Interessados – Seleção Pública MCTI/Finep/Fndct – Mais Inovação Brasil – Saúde – ICTs – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde

27/02/2024 08:22

~~~~ Atualização em 27/02/2024 ~~~~

A Propesq recebeu 3 propostas para a segunda fase da seleção interna da Linha 03. As propostas foram avaliadas por três avaliadores e a média final de cada proposta é apresentada abaixo:

Prof. Elenara M. T. L. Senna – 60,63 pontos
Prof. Helena Cimarosti e Rui Prediger – 58,83 pontos
Prof. Juliana S. R. Andrade – 53,50 pontos

Deste modo, as propostas de maior pontuação, das professoras Elenara e Helena/Rui, foram classificadas para submissão à linha 03 do Edital.

Os classificados em todas as linhas deverão preencher formulário da Finep, indicando uma Fundação de Apoio como proponente. A carta de reconhecimento institucional poderá ser assinada pelo Pró-Reitor. Favor enviar preenchida para propesquisador@contato.ufsc.br.

~~~~ Atualização em 09/02/2024 ~~~~

A Propesq solicitou manifestação de interesse ao Edital de Seleção Pública Mais Inovação Brasil – Saúde – ICTs e, como resultado, tem-se:

Linha 01
Prof. Adolfo Horn Jr.
Prof.ª Tânia B. C. Pasa
Prof. Tiago E. A. Frizon

Linha 02
Prof. Carlos R. Zárate-Bladés
Prof. Milton Horn

Linha 03
Prof.ª Elenara Lemos
Prof. Erik Amazonas
Prof. Gustavo J Santos
Prof.ª Helena Cismaroti
Prof.ª Juliana Ribeiro
Prof.ª Tatiana Herrerias

Cada ICT poderá constar como executora principal de até 2 (duas) propostas por linha temática, assim, a Linha 02 já está definida. A linha 01 está em processo de análise quanto à fusão de propostas.

Para a linha 03, será necessária seleção interna:

Os (as) professores (as) acima listados (as) deverão enviar este formulário de proposta preenchido e assinado conforme indicações abaixo:

Cronograma:

Prazo para envio da proposta pela coordenação De 09/02/2024 a 20/02/2024 Enviar para propesquisador@contato.ufsc.br
Prazo para avaliação interna Até 27/02/2024
Prazo para recurso administrativo 28/02/2024 e 29/02/2024 Enviar para propesquisador@contato.ufsc.br
Prazo para divulgação do resultado final no Portal de Oportunidades Até 06/03/2024
Prazo para submissão da proposta na Finep 13/03/2024

Avaliação:

O mérito da proposta será analisado segundo o quadro de critérios a seguir:

Critérios

Nota Peso
1 Grau de Inovação (a solução proposta será comparada a outras soluções similares disponíveis). 0 a 5 3
2 Risco Tecnológico e nível de maturidade tecnológica (quanto maior o risco tecnológico associado a proposta, maior será a nota atribuída) 0 a 5 3
3 Relevância da Inovação: i) aplicabilidade para o SUS, no que se refere à factibilidade de utilização dos resultados da pesquisa nos serviços, programas e/ou sistemas de saúde pública; ii) potencial impacto e relevância do projeto para reduzir a vulnerabilidade tecnológica e econômica para acesso em saúde; iii) atendimento aos desafios produtivos e tecnológicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 0 a 5 3
4 Viabilidade da execução do projeto (adequação das metas físicas, das atividades, dos indicadores físicos, do orçamento e dos prazos) e da metodologia proposta para a execução dos objetivos do projeto. 0 a 5 2
5 Equipe do Projeto, Experiência Técnica da Instituição e Infraestrutura: (i) qualificação da equipe executora (ii) experiência técnica e (iii) infraestrutura disponível da(s) ICT(s) partícipes no tema proposto 0 a 5 2
6 Parcerias: projetos em rede ou multicêntricos ou com abrangência nacional; empresa interveniente cofinanciadora; em parceria com instituições do Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. 0 a 5 2

Critério de desempate conforme item 8.2.4 do Edital.

Serão selecionadas as 02 propostas de maior nota para compor a linha 03.

~~~~ Publicação em 25/01/2024 ~~~~

A Finep tornou público Edital de Seleção Pública para concessão de recursos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em projetos que envolvam risco tecnológico e que contribuam para ampliar o acesso da população à saúde, por meio de pesquisas para o aproveitamento das potencialidades nacionais e para a autonomia tecnológica e produtiva do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS).

Cada ICT poderá constar como executora principal de até 2 (duas) proposta por linha temática.

O valor total solicitado à Finep em cada proposta deverá se enquadrar no mínimo de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) e no máximo, de acordo com a linha temática.

Linha Temática 1- Insumos Farmacêuticos Ativos: máximo R$ 15 milhões

Linha Temática 2 – Terapias avançadas: máximo R$ 50 milhões

Linha Temática 3 – Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Terapias com alto impacto para o SUS: máximo R$ 15 milhões

Considerando a limitação de propostas por ICT, os (as) interessados (as) deverão informar no e-mail propesquisador@contato.ufsc.br, até o dia  07/02/2024:

a) Linha temática de interesse;
b) Título do projeto;
c) Grau de Inovação;
d) Risco Tecnológico e nível de maturidade tecnológica.

Caso haja mais de duas manifestações para a mesma linha, sem a possibilidade de migração para vagas disponíveis, proceder-se-á a uma seleção interna, a ser publicada no dia 10/02/2024.

Tags: Apoio financeiroBrasilEditalFINEP