Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia CBMM 2024

11/03/2024 10:50

A FAPESC divulgou o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia CBMM 2024 para selecionar profissionais que, por meio de pesquisas, impactam o Brasil e o mundo.

Nesta edição, o Prêmio contará com 2 (duas) categorias:

CATEGORIA REQUISITO PERFIL DOS CANDIDATOS
Ciência Profissionais residentes e domiciliados em território nacional. Que tenham desenvolvido obra científica nas áreas de Ciências da Computação, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Engenharias, Física, Matemática e Química, de reconhecido valor para o desenvolvimento científico e de impacto relevante para a colocação do Brasil em destaque no cenário mundial da ciência.
Tecnologia Profissionais residentes e domiciliados em território nacional Que tenham contribuído para a pesquisa ou o desenvolvimento de processos, produtos ou metodologias, em áreas aplicadas, e que que tenham produzido impacto econômico, ambiental ou social relevante para o desenvolvimento do Brasil

Poderão ser indicadas até 10 (dez) candidaturas por instituição, as quais serão selecionadas por meio deste edital de seleção interna. As inscrições e submissão de documentação deverão ser realizadas pelos próprios candidatos indicados.

Os participantes que não forem selecionados para serem indicados pela UFSC poderão apresentar “Cartas de Recomendação” de universidades/centros de pesquisa do qual sejam vinculados ou de pessoas de renome da área de conhecimento escolhida. Não será uma obrigatoriedade, mas poderá ser considerado um diferencial na apuração. Os participantes poderão inserir quantas cartas desejarem

Solicitamos que os pesquisadores interessados em participar da seleção interna de candidaturas encaminhem a documentação abaixo para o e-mail propesquisador@contato.ufsc.br até o dia 31/03/2024:

a) Indicação da Categoria de interesse;
b) Currículo;
c) Documento com a descrição da trajetória profissional do (a) candidato (a) e das principais pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, em que se evidenciem as contribuições, produtos ou metodologias nas áreas de Ciências da Computação, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Engenharias, Física, Matemática e Química
d) Comprovante de residência

A documentação deve ser encaminhada por um único e-mail com o título “Candidatura Chamada FAPESC Prêmio CBMM 2024”, pelo (a) coordenador (a) da proposta.

As candidaturas podem ocorrer individualmente ou em grupos de até 3 (três) pesquisadores, sendo que no caso de inscrição em grupo, este deve apresentar atividades que suportem os resultados obtidos, deixando claro que a contribuição de todos os membros esteve alinhada a seu objetivo único. Coleção desarticulada de contribuições individuais de pesquisa em inscrições em grupo que não estejam correlacionadas ao objetivo da obra não serão admitidas.

As propostas serão avaliadas por uma comissão interdisciplinar segundo os critérios:

• 1) Eliminatórios

a) Vínculo funcional com a UFSC
    b) Apresentação da documentação mínima exigida

• 2) Classificatórios
CATEGORIA CRITÉRIO
       Ciência A repercussão internacional da obra e sua relevância para uma nova visão da área de pesquisa na qual se insere.
Tecnologia Impactos em tecnologia/inovação demonstrados pelas reais aplicações da obra e seus consequentes benefícios econômicos, sociais ou ambientais no cenário atual, mediante comprovação.

Cronograma da oportunidade:

Envio das candidaturas: até dia 31/03/2024

Publicação do resultado final pré-seleção UFSC: 07/04/2024

Em caso de envio de mais de uma proposta de um (a) mesmo (a) candidato (a) para duas ou mais categorias, todas serão desclassificadas.

As comunicações serão atualizadas nesta postagem por meio de updates.

Havendo dúvidas, entrar em contato por propesquisador@contato.ufsc.br