Chamada FINEP Centros Temáticos 2025

15/01/2026 13:50

Chamada FINEP Centros Temáticos 2025

EDITAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA APLICADA REALIZADAS POR CENTROS NACIONAIS DE INFRAESTRUTURA CIENTÍFICA DE PESQUISA E TECNOLÓGICA DE CARÁTER TEMÁTICO, NAS ÁREAS DE CADEIAS AGROINDUSTRIAIS SUSTENTÁVEIS; SAÚDE; INFRAESTRUTURA URBANA E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL; TRANSFORMAÇÃO DIGITAL; BIOECONOMIA, DESCARBONIZAÇÃO E TRANSIÇÃO E SEGURANÇA ENERGÉTICAS; E DEFESA.

Objetivo:

Selecionar propostas para concessão de apoio financeiro à execução projetos de pesquisa aplicada específicos que resultem em produto e/ou processo inovador, voltado às áreas de cadeias agroindustriais sustentáveis; saúde; infraestrutura urbana e mobilidade sustentável; transformação digital; bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas; e defesa, e que tenham como consequência o fortalecimento dos Centros Nacionais de Infraestrutura de Pesquisa Científica e Tecnológica.

Definição:

Centros Temáticos: são centros de pesquisa aplicada focados em áreas temáticas específicas, que têm como objetivo o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, bem como fornecer serviços especializados tanto para a comunidade quanto para o setor produtivo. Os Centros são criados para enfrentar desafios em áreas temáticas críticas e para promoção da cooperação entre grupos de pesquisa.

Proposta:

A UFSC poderá participar de uma única proposta.

Serão avaliadas solicitações de recursos financeiros para apoio a projeto de pesquisa aplicada específico em uma das linhas temáticas, obrigatoriamente em um dos subtemas descritos no Anexo I, e para a cobertura de gastos com a melhoria de infraestrutura instalada obrigatoriamente relacionada ao projeto de pesquisa e à temática selecionada.

O valor solicitado na proposta não poderá ultrapassar R$10.000.000,00 (dez milhões de reais), não podendo ser inferior a R$3.000.000,00 (três milhões de reais).

Critérios:

Descrição

Nota

Peso

Aderência da proposta aos objetivos da chamada e à linha de apoio

1 a 5

5

Resultados, impactos e externalidades esperados

1 a 5

5

Equipe

1 a 5

4

Adequação da metodologia de desenvolvimento do projeto, considerando os riscos tecnológicos e as medidas de mitigação

1 a 5

4

Adequação da infraestrutura já existente e proposta para o desenvolvimento do projeto, bem como o seu caráter multiusuário

1 a 5

3

Parcerias estratégicas estabelecidas com outras ICTs e/ou empresas

1 a 5

3

Consistência e adequação da proposta

1 a 5

3

Indicador de Desempenho de Prazos (IDP)

1 a 5

1

Seleção interna:

Os (as) interessados (as) em determinada linha temática deverão inicialmente manifestar seu interesse preenchendo o seguinte formulário.

A Propesq divulgará neste site a relação de interessados por linha temática que deverão se articular de modo a apresentarem uma única proposta por tema.

A proposta por linha temática deverá ser enviada para dp.propesq@contato.ufsc.br por formulário específico a ser divulgado conforme cronograma.

As propostas serão avaliadas pelo Comitê CT-Infra.

Será selecionada a proposta de maior nota final, considerando a média das avaliações.

Caso a Propesq receba mais de uma proposta por tema, as duas serão desclassificadas.

Cronograma:

Divulgação chamada interna

15/01/26

Manifestação de interesse por meio do formulário

01º/03/26

Divulgação dos nomes dos interessados por área temática e do formulário da proposta para seleção interna

02/03/26

Envio da proposta para avaliação interna por área temática

05/04/26

Resultado preliminar

Até 27/04/26

Prazo para recurso

28 e 29/04/26

Resultado final da seleção interna

05/05/26

Preenchimento da proposta e inclusão dos anexos no sistema da FINEP

20/05/26

Revisão da proposta, coleta de assinatura e envio

25/05/26