Chamada de interessados – WCRF International Regular Grant Programme
Esta seleção interna ter por objetivo selecionar propostas, conforme limita o regulamento ao Regular Grant Programme, promovido pelo World Cancer Research Fund (WCRF) International. O programa apoia pesquisas inovadoras e originais que investiguem o papel da dieta, nutrição, composição corporal, atividade física e do sono tanto na prevenção do câncer quanto na sobrevida de pacientes:
O programa financiará projetos em 2 modalidades principais:
1) Até 03 propostas institucionais para o Investigator Initiated Grants (IIGs), voltadas para pesquisas de testagem de hipóteses lideradas por cientistas de carreira consolidada (com auxílio de até £500.000 por até quatro anos).
2) Até 03 propostas institucionais para o Pilot and Feasibility Grants (PFGs), destinadas a estudos-piloto preliminares e de viabilidade (com auxílio de até £60.000 por até dois anos)
As pesquisas devem ser focadas em pelo menos uma das seguintes áreas:
a) Oncologia Integrativa: Intervenções de suporte administradas junto ao tratamento oncológico convencional.
b) Medicamentos para Estilo de Vida e Perda de Peso: Integração de suporte comportamental e nutricional a medicamentos como os voltados ao GLP-1.
c) Cânceres de Início Precoce: Investigação de fatores de risco modificáveis em cânceres diagnosticados em adultos de 18 a 50 anos.
d) Exposições no Início da Vida: Impacto de fatores modificáveis desde a pré-concepção até a adolescência no risco futuro de câncer.
e) Contaminantes Ingeridos: Papel de contaminantes químicos, pesticidas e micro/nanoplásticos presentes na água e nos alimentos.
f) Alimentos Ultraprocessados: Mecanismos e efeitos causais do consumo de ultraprocessados no risco e sobrevida do câncer.
Os (As) interessados (as) deverão encaminhar até o dia 27/10/2026 para o e-mail: propesquisador@contato.ufsc.br as seguintes informações:
a)Nome completo do (a) pesquisador (a) principal;
b)Modalidade de interesse;
c)Área temática de interesse;
d)Resumo da proposta em até 1 página;
e)Orçamento estimado, respeitando os tetos de cada modalidade.
Link do edital: clique aqui.
Dúvidas, enviar email para propesquisador@contato.ufsc.br



