Chamada Pública de Projetos de PDI ANEEL 001/2025 da Celesc
Grande área: Exatas e da Terra / Humanas / Sociais Aplicadas / Engenharias
Tipo de oportunidade: Apoio Financeiro
A Propesq informa que a Celesc incluiu dois novos desafios de pesquisa na Chamada Pública de Projetos de PDI ANEEL 001/2025 da Celesc e que a FEESC decidiu atuar como fundação de apoio..
Os novos temas são:
- TR 20 – Ferramenta inteligente para análises técnicas de projeto
- TR 21 – Módulo de comunicação multiplataforma para sistemas de medição inteligente e automação de rede
As propostas devem ser submetidas na plataforma Sparkx pelo link https://gestaoped.celesc.com.br/ até às 12 horas do dia 30/06/2025
Todas as informações relativas à esta chamada estão no endereço https://ped.celesc.com.br/noticias/chamada-publica-001-2025.
A iniciativa será uma excelente oportunidade para empresas do setor elétrico, instituições de pesquisa, universidades, startups e fornecedores de equipamentos se envolverem em iniciativas colaborativas que podem transformar o setor elétrico.
A Chamada Pública visa impulsionar a inovação, promovendo a pesquisa e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que atendam aos desafios do mercado energético e contribuam para a sustentabilidade e eficiência do sistema elétrico brasileiro.
Neste termo de aditamento estão previstos 2 novos temas para propostas de projetos de PDI, detalhados por meio de Termos de Referência, que apresentam os desafios tecnológicos a serem superados, os objetivos a serem atingidos, bem como os requisitos, prazos e valores envolvidos em cada projeto.
Este edital está alinhado com as mudanças no regulamento do programa, estabelecidas pela Resolução Normativa 1.074/2023 da ANEEL, trazendo uma série de alterações que impactam diretamente na execução e avaliação dos projetos de PDI com a introdução de um modelo mais estratégico e orientado para resultados a longo prazo.
Com a nova resolução, a avaliação dos projetos de PDI passará a ser realizada com base no portfólio de projetos das empresas de energia elétrica, considerando um horizonte de cinco anos (2024-2028). A avaliação será feita por meio do índice AMPERE (Avaliação Multiatributo de Portfólio de PDI de Empresa de Energia Elétrica), que terá como objetivo mensurar a eficácia do conjunto de projetos em relação aos objetivos estratégicos da companhia e da ANEEL.
Esse modelo permite uma análise mais abrangente e integrada, ao invés de avaliações individuais de cada projeto. O objetivo é garantir que os projetos sejam sustentáveis e economicamente viáveis, alinhados aos objetivos do Plano Estratégico Quinquenal de Inovação (PEQuI 2024-2028).
Atenção!
- A construção da proposta de projeto na plataforma SPARKx é detalhada e exige um tempo considerável para elaboração. Há um guia para preenchimento da proposta na plataforma disponível no site e todas as etapas devem ser preenchidas sequencialmente para evitar inconsistências no banco de dados.
- Não haverá prorrogação!
Inscrições: até 30 de junho de 2025
Local: Brasil
Mais informações no site.






