Chamada Pública nº 068/2022 – Programa de Mestrado e Doutorado Para Inovação – MAI-DAI

01/12/2022 17:01

Grande áreaAgrárias / Biológicas / Saúde / Exatas e da Terra / Humanas / Sociais Aplicadas / Engenharias / Linguística, Letras e Artes / Outras

Tipo de oportunidadeApoio Financeiro

O Programa MAI/DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas, doravante chamadas Empresas Parceiras.

A Propesq receberá o formulário de inscrição dos Programas de Pós-Graduação interessados entre os dias 05/12/2022 e 13/12/2022, que deverá ser enviado ao e-mail propesquisador@contato.ufsc.br

A proposta final da UFSC será elaborada conjuntamente entre Propesq e Propg, com até 10 (dez) bolsas de Mestrado, até 10 (dez) bolsas de Doutorado e bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial.

Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI):

– Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética; e Segurança Pública e de Fronteira.

– Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia. – Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços.

– Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental.

– Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas.

São também considerados prioritários, diante de sua característica essencial e transversal, os projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam, em algum grau, para o desenvolvimento das Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC e que, portanto, sejam considerados compatíveis com o requisito de aderência solicitado.

Acesso o Edital.

Formulário de inscrição: clique aqui.

Dúvidas, entrar em contato pelo e-mail propesquisador@contato.ufsc.br

Tags: BrasilCNPq