[curso] Curso Proteômica como Ferramenta Analítica em Biossegurança: identificação de proteínas por MALDI-TOF/TOF

23/02/2017 14:33

O curso Proteômica como ferramenta analítica em biossegurança: identificação de proteínas por MALDI-TOF/TOF será realizado em parceria com o Laboratório Multiusuário de Espectrometria de massas do CEBIME/Propesq/UFSC.

Objetivo: Contribuir na formação de um profissional capaz de compreender as aplicações de análises proteômicas em biotecnologia, oferecendo ao aluno condições de conhecer os princípios da análise proteômica e de identificar proteínas por espectrometria de massas. Espera-se capacitar o aluno a realizar práticas de excisão de proteínas de um gel bidimensional, tripsinização e identificação de proteínas por espectrometria de massas, MALDI-TOF/TOF.

Período do curso: de 08 a 19 de maio (80 horas)

Inscrições até 17 de Março de 2017

Requisitos: Estudantes de pós-graduação (doutorado), regularmente matriculados em PPG nas áreas de bioquímica, biologia molecular, ciência de alimentos, recursos genéticos vegetais, agronomia, farmacologia e áreas afins. Será dada preferência a estudantes de doutorado, cuja temática de tese esteja relacionada à proteômica.

Corpo docente:

Ana Carolina Maisonnave Arisi – UFSC, Brasil (coordenadora)

Emanuel Maltempi de Souza – UFPR, Brasil

María del Rosario Durán Muñoz – Institut Pasteur Montevideo

Martina Blank – UFSC, Brasil

Pedro Alexandre Valentim-Neto – UFSC, Brasil

Silvina Graciela Fadda – CERELLA-CONICET, Argentina

Mais informações no site.

Tags: BrasilCursoFlorianópolisMCTICUFSC